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Novo livro da editora Seoman relata o progresso da indústria da beleza no mundo
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Em O Império da Beleza, Mark Tungate, jornalista e escritor britânico especializado em branding e mídia, investiga a história e a evolução do negócio da beleza no mundo. |
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Especialistas são unânimes: nunca clínicas especializadas em estética ou em tratamentos de beleza voltados ao combate ao envelhecimento faturaram tanto como atualmente. O fenômeno atinge o mundo inteiro. Nos Estados Unidos, as indústrias de estética e beleza faturam muito mais do que os setores de serviços sociais e educação.
O Brasil não fica atrás: terceiro maior mercado de beleza do mundo, é superado apenas por Japão e Estados Unidos. As perspectivas para 2013 são bastante otimistas: o brasileiro deve gastar mais de R$ 36 bilhões no cuidado com a aparência e bem-estar, de acordo com pesquisa da Pyxis Consumo.
O retrato da indústria global multibilionária está exposto em O Império da Beleza, lançamento da editora Seoman, que chega às livrarias em agosto. Na obra, o jornalista e escritor britânico, Mark Tungate, especializado em branding e mídia investiga a história e a evolução do negócio da beleza no mundo.
Dos banhos romanos, povo menos criterioso com suas exigências em relação às mulheres, aos mitos em relação à maquiagem, antes associada a mulheres impuras, o livro mostra a revelação e a aceitação do corpo, incentivada pela fabricação de espelhos de corpo inteiro, que tiverem sua produção redobrada a partir do século XIX. O autor detalha ainda as trajetórias de ícones da indústria da beleza no mundo, entre eles, Helena Rubinstein, Elizabeth Arden e Charles Revson, fundador da Revlon Neil Enamel, em 1932, e muitas outras marcas que perpetuaram sua força até hoje.
Tungate analisa as estratégias de marketing utilizadas por gigantes do mercado como L´oréal, Natura, Avon, Revlon, entre outras, para criar e vender produtos de beleza como a adotada por uma marca francesa de sabonetes, a Cleopatra, em 1980, que exibiu, num oneroso comercial, o ritual do sublime banho da última rainha do Egito, cuja beleza fascina o mundo há séculos.
Modelo sustentável
Com um modelo de negócios bem-sucedido, adotado por outras empresas brasileiras, a Natura se destaca no mercado nacional e internacional. Fundada em 1969, a empresa é líder no mercado de cosméticos elaborados a partir de produtos naturais e éticos. Uma das primeiras empresas a combinar produtos sustentáveis com os parâmetros de uma marca de luxo, é pioneira entre as empresas que valorizam a qualidade natural e suas origens. Prioriza iniciativas sustentáveis, produzindo embalagens recarregáveis, além de zelar para que seus fornecedores não utilizem mão de obra infantil.
Por meio dessas práticas tornou se referência no mercado e hoje conta com 800 mil consultores de venda direta que atuam no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e França e reúne mais de 300 produtos em seu portfólio como perfumes, cuidados com a pele, artigos de higiene pessoal e produtos para crianças e bebês.
Beleza na era digital
Leve e bem-humorado o livro detalha aspectos positivos e negativos da indústria da beleza e apresenta tópicos interessantes como, por exemplo, a questão da beleza na era digital.
O autor relata como as redes sociais solucionaram um obstáculo enfrentado por muitas empresas de produtos de beleza: a falta de contato direto com o cliente. Os especialistas reconhecem que os avanços da tecnologia estão tornando a experiência online mais rica para as consumidoras. A mídia social coloca as marcas frente a frente com o consumidor. Blogs e websites facilitam o trabalho de envolver as marcas e consumidores com blogueiros atuando com alto grau de profissionalismo e desempenhando o papel de Relações Públicas.
O crescimento do interesse masculino por aspectos ligados à vaidade, aos cuidados pessoais e ao antienvelhecimento também está em destaque no livro assim como cases de empresas com fortes conceitos ligados à sustentabilidade e à adoção de produtos orgânicos nas composições de seus catálogos.
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Sobre o autor:
Mark Tugate é escritor e jornalista britânico. Atualmente reside em Paris. É especialista em mídia, branding, viagens, tendências de estilo de vida. É consultor na área de branding e entre seus clientes estão marcas como Coca-Cola, MTV, Diesel e Kantar de mídia, bem como as principais agências de publicidade do mundo. Seus últimos livros são "Luxury World: O Passado Presente e Futuro das marcas de luxo", Adland: Uma História Global de Publicidade, Moda Marcas Branded Masculino e O Epica Book ".
Sobre a Editora Seoman
Em 2009, o Grupo Editorial Pensamento adquiriu a Editora Seoman. O selo é responsável pela publicação de livros nas áreas de biografias, moda e cultura pop.
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